data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Música ao vivo foi vetada em 28 de maio. Desde então, aconteceram protestos da categoria. Liberação é tendência agora
O Alerta do Sistema 3 As para a região de Santa Maria foi retirado na última quarta-feira. A melhora em indicadores da pandemia ainda não garante total segurança e, por isso, na quinta-feira, um novo protocolo deve ser anunciado pela Associação de Municípios da Região Central (AM Centro).
A região teve um alerta, que foi mantido por cinco vezes até a retirada. A sustentação do Gabinete de Crise é a redução de casos confirmados e internações em leitos clínicos e intensivos desde o início do mês de junho. A variação semanal atualmente em infecções pelo coronavírus está em queda de 2,7%. No Rio Grande do Sul, o dado teve aumento de 11,3%.
As internações intensivas na região tiveram queda de 14% entre o começo de junho e a primeira semana de julho. Isso significa que, de 147 pacientes, o número reduziu para 126. Já nos clínicos a queda para o mesmo período foi de 48% (de 229 internados para 117).
Quando o modelo completou um mês, em 17 de junho, o indicadores ainda se mantinham estáveis em alto patamar na região. Apesar da queda atual e retirada do Alerta, o Gabinete de Crise afirma que não é o momento de abandonar restrições.
PROTOCOLOS
A equipe técnica da AM Centro ainda trabalha nas novas regras. O anúncio deve ser feito nesta sexta-feira após reunião com prefeitos da região. Uma das expectativas é a liberação de música ao vivo em bares e restaurantes, proibida desde 28 de maio. O Diário já havia adiantado a possibilidade no começo deste mês. Rodeios também ainda estão vetados e podem ser discutidos na pauta da Am Centro.
O plano de ação, exigido pelo Estado depois do Alerta, também restringiu horários. Não há confirmação de que a permissão de funcionamento seja ampliada.